Padrões CMYK ou RGB? Isso causa uma enorme confusão na cabeça de clientes, e pessoas leigas de um modo geral. Afinal, como as cores podem ser diferentes?

E por que a impressão muitas vezes fica muito diferente do que se vê na tela do computador. São apenas os padrões de cores utilizados, o CMYK e RGB, um baseado em luz e o outro em pigmento. Conheça a diferença entre CMYK e RGB e por que é importante diferenciar cada um, além de saber quando é que um deve ser usado ou não.

CMYK: o primeiro é baseado em pigmentos, se você pegar um cartucho de tinta colorida provavelmente nele terá um desenho com três círculos, eles representam as letras C, M e Y. Sendo Ciano, Magenta e Yellow, que junto com o Preto (representado pela K na sigla) formam as cores que vemos numa estampa de camiseta ou num cartaz, outdoor. As impressoras convencionais, aquelas que temos em casa, também se utilizam desse sistema, não apenas grandes gráficas. Ao usar um editor de imagens como o Photoshop, ao selecionar uma cor é possível alterá-la através de um menu específico, onde cada letra recebe um número de 0 a 100, e o tom de cada cor é alterado com esses números.

RGB: diferentemente do padrão anterior, o RGB utiliza-se da luz para formar as cores, já que é usado para trabalhos voltado para monitores, como o de seu computador. Como no exemplo anterior cada letra representa uma cor: R – Vermelho (red), G – Verde (Green) e B – Azul (blue). Ao contrário do CMYK os valores para se alterar uma cor em RGB vai de 0 a 255.

Então muita atenção ao criar um documento, é preciso que o padrão correto seja utilizado, se é um banner para site use RGB, se é um flyer que será impresso em gráfica, o CMYK, assim garante que as cores vistas na tela sejam as mais próximo possíveis do trabalho final.

Mudando o sistema de cores

Para trocar de CMYK para RGB no Corel, ou vice e versa, basta abrir seu arquivo e ir até o menu Ferramentas > Gerenciamento de cores > Configurações do documento, conforme a imagem abaixo.

Depois em Modo de cores primárias selecione RGB ou CMYK e dê OK.

Caso sua ilustração esteja toda em um determinado padrão de cores e você quiser mudar para outro, eu sugiro que utilize a ferramenta   do Corel Localizar e Substituir.

Mudando o sistema de cores no Adobe Illustrator

Para alternar o sistema de cores no Illustrator, abra seu arquivo, vá em Arquivo > Modo de cores e selecione entre CMYK e RGB.

A minha imagem esta em inglês pois prefiro usar os softwares da Adobe em linguagem  nativa, mas você não terá dificuldade em achar o caminho na sua versão em português. 

Mudando o sistema de cores no Adobe Photoshop

Bastante parecido com trocar no Illustrator. Basta ir em Imagem > Modo e trocar CMYK ou RGB.

CMYK, RGB e suas diferenças nas estampas

Você deve estar se perguntando, e nas estampas, como funciona? Assim como existem diferentes formas de estampar, existem diferentes usos para cada sistema de cores. Se for fazer um desenho para serigrafia (chapados, policromia, indexação, etc.) É aconselhável utilizar sempre o uso do CMYK. Se for fazer algo para impressão digital, o ideal é você fazer testes com tabelas de cores, pois mais importante que o sistema de cores que você usar será o perfil de cores da impressora.

Espero tê-lo ajudado com a eterna dúvida da diferença entre CMYK e RGB. Ah, e jamais se esqueça, utilizar o sistema de cores errado pode ser desastroso.

This entry was posted in Curiosidades and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.